# NO kidding: Dafra ou Honda?

Dafra ou Honda?

A “velha” Honda CG 150 Titan ESD enfrenta a “novata” Dafra Speed 150.
Confira o comparativo entre os modelos, que juntos já venderam 376.406 unidades
nos nove meses do ano .
Texto: Arthur Caldeira/Agência INFOMOTO - FOTOS: Caio Mattos/Agência INFOMOTO

 Honda CG 150 Titan ESD e Dafra Speed 150

A Honda CG já tem mais de três décadas de estrada. Começou como uma 125cc e hoje tem motor de 150 cc e a liderança absoluta do mercado de duas rodas no Brasil: de janeiro a setembro foram emplacadas 351.455 unidades – incluindo aí todas as versões. Já a Dafra Speed 150 é uma novata. Lançada em fevereiro deste ano acumulou no mesmo período 24.951 unidades emplacadas.

  Se os números de venda estão a favor da Honda CG Titan 150, no quesito preço a Dafra Speed leva grande vantagem neste duelo entre tradição e novidade. Completa, com rodas de liga-leve, freio a disco na dianteira e partida elétrica, a Speed sai por R$ 4.990,00, o que tem chamado a atenção de muitos motociclistas. Afinal, para se ter uma CG 150 ESD, versão com partida elétrica, freio a disco, mas com rodas raiadas, o consumidor desembolsa R$ 6.679,00 (preço sugerido pela fábrica, mas algumas concessionárias chegam a cobrar mais que isso).

  São quase R$ 2.000,00 que podem explicar o grande sucesso da Speed 150, carro-chefe da nova marca. Mas ao comprar uma moto não podemos levar em consideração apenas o preço. Há outros fatores importantes para serem levados em conta. Por isso, rodamos mais de 500 km pelas ruas de São Paulo durante uma semana. Confira as conclusões desse duelo entre os modelos populares.




MOTOR  
Ambas têm motor de um cilindro, quatro tempos, refrigerado a ar - 149,2 cm ³ de capacidade na Honda CG e 149,4 cm³ na Speed 150. No quesito desempenho, os números não mentem. A Honda declara que a CG 150 tem 14,2 cv de potência máxima a 8.000 rpm, já a Speed 150 tem 13,2 cv a 7.700 rpm. Na prática isso se confirma, a CG 150 é mais potente, portanto consegue manter mais facilmente a velocidade.
O torque da CG também é levemente superior – 1,35 kgf.m a 6.500 rpm -, enquanto a Speed tem 1,31 kgf.m de torque máximo nas 7.000 rpm. Valores muito próximos, mas que fazem a diferença. A Honda acelera mais rapidamente que a 150cc da Dafra.
Outro fator que faz com que o desempenho dessas motos seja diferente é o peso de cada uma das motos. A CG 150 ESD tem peso a seco de 121 kg e a Speed 150 pesa 155 kg, de acordo com os dados fornecidos pelas montadoras. São mais de 30 kg de diferença. Bastante peso para uma moto de baixa cilindrada.
Outro resultado do torque maior (em uma rotação mais baixa) e do peso menor da CG é o consumo. No teste realizado nas ruas de São Paulo e também em estradas como a Via Anchieta até o ABC Paulista, a moto da Honda foi bem mais econômica. Conseguimos uma média de 32 km/l com a CG 150. Já na Dafra Speed nossa melhor média foi de 28 km rodados com um litro de gasolina. Para quem roda diariamente muitos quilômetros, isso dá uma grande diferença no final do mês.
CICLÍSTICA
No quesito ciclística elas são bastante semelhantes. Ambas têm quadro do tipo Diamond e usam receitas tradicionais no conjunto de suspensões: garfo telescópico na dianteira e amortecedores bichoque na traseira. Tanto a Dafra Speed quanto a Honda CG 150 estão calibradas para o uso urbano. Copiam bem as imperfeições do solo, mas sofrem um pouco na buraqueira. De novo a CG leva vantagem – suas suspensões têm curso maior que as da Speed. Na prática a CG “sofre” menos nos pisos irregulares.







 Completando o conjunto ciclístico estão as rodas e pneus. A Speed tem rodas de liga-leve, já a CG usa as tradicionais rodas raiadas. Esteticamente, as rodas de liga são mais bonitas. Porém, rodas raiadas são mais resistentes. Os pneus são exatamente os mesmos: Pirelli City Demon.
Na hora de frear, essas duas motos street contam com freio a disco na dianteira e o tradicional tambor na traseira. Cumprem bem seu papel e param ambas com segurança. Está aí uma vantagem da modelo Dafra Speed, pois a única versão à venda já vem com disco na frente, enquanto apenas a CG top de linha, a ESD, tem o sistema. E ainda por um preço bem superior.

  ITENS DE CONFORTO
Como a ciclística de ambas é bastante semelhante a posição de pilotagem também. Porém as pedaleiras da Speed 150 são um pouco mais recuadas, fazendo com que as pernas fiquem mais flexionadas e canse um pouco mais. Outro ponto positivo da CG Titan é o banco mais confortável, com espuma mais densa e macia. Além disso, na moto Dafra o banco é mais inclinado fazendo com que as partes “baixas” batam no tanque ao frear bruscamente.

 
A Speed 150 leva vantagem nos comandos nos punhos. São mais completos – com lampejador de farol alto e afogador no punho. Já a CG 150, além do afogador de difícil acesso, não tem nem botão corta-corrente.
O painel da Dafra também é mais completo, com conta-giros e indicador de marcha. Porém, durante nosso teste o ponteiro do conta-giros simplesmente parou de funcionar e depois caiu, ficando solto no mostrador. Aparentemente apenas um problema de montagem. Já o indicador de marchas só tem utilidade à noite, pois na luz do dia, é impossível visualizar a marcha engatada.


CONCLUSÃO
Além do preço bem mais em conta, a Speed 150 tem a áurea de novidade. Muitos proprietários também apontam o design mais moderno como uma das qualidades do modelo da Dafra. Sem falar que, em função do menor número de vendas, a Dafra Speed 150 ainda não é tão visada pelos “amigos do alheio”. Já que um dos grandes problemas da Honda CG 150 Titan é o alto índice de furtos e roubos.
Cada uma tem suas vantagens e desvantagens. Se a Speed 150 é mais barata, ao mesmo tempo tem maior consumo de combustível. Porém, as peças de reposição originais da Dafra são mais baratas. A CG 150 por ser o veículo mais vendido do Brasil, também oferece diversas peças paralelas de reposição. Mas também significa que milhões de motociclistas terão uma moto igual a sua e consequentemente ela pode ser cobiçada para ser desmanchada e vendida em partes. É o velho duelo de geração: tradição versus novidade.



FICHAS TÉCNICAS

Dafra Speed 150

Motor : OHV, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar
Capacidade 149,4 cm³
Potência máxima 13,2 cv a 7.700 rpm
Torque máximo 1,31 kgf.m a 7.000 rpm
Câmbio 5 marchas
Partida Elétrica e a pedal
Transmissão final por corrente
Alimentação Carburador
Comprimento x Largura x Altura 1.980 x 735 x 1.112 mm
Distância entre eixos 1.320 mm
Altura do assento não informado
Peso a seco 155 kg
Suspensão dianteira Garfo Telescópico com 120 mm de curso
Suspensão traseira Braço oscilante com duplo amortecimento com 75 mm de curso
Freio dianteiro Disco
Freio traseiro Tambor
Pneu dianteiro Pirelli City Demon 2.75-18
Pneu traseiro Pirelli City Demon 90/90-18
Tanque de combustível 15 litros
Cores Amarela, Prata, Preta e Vermelha
Preço R$ 4.990,00 (Preço público sugerido)

Honda CG 150 Titan

Motor : OHC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar
Capacidade 149,2 cm³
Potência máxima 14,2 cv a 8.000 rpm
Torque máximo 1,35 kgf.m a 6.500 rpm
Câmbio 5 marchas
Partida Elétrica
Transmissão final por corrente
Alimentação Carburador
Comprimento x Largura x Altura 2.002 x 743 x 1.085 mm
Distância entre eixos 1.323 mm
Altura do assento 792 mm
Peso a seco 121 kg
Suspensão dianteira Garfo Telescópico com 130 mm de curso
Suspensão traseira Braço oscilante com duplo amortecimento com 101 mm de curso
Freio dianteiro Disco de 240 mm de diâmetro
Freio traseiro Tambor com 130 mm de diâmetro
Pneu dianteiro Pirelli City Demon 80/100-18
Pneu traseiro Pirelli City Demon 90/90-18
Tanque de combustível 14 litros
Cores Azul, Prata, Preta e Vermelha
Preço R$ 6.679,00 (Preço público sugerido)

Fonte: MotOnline



Comentários
5 Comentários

5 comentários:

Macaco Pipi disse...

NAO TEM JEITO
A HONDA AINDA É LÍDER!

vinhu disse...

Mano as duas são motos pra quem entrega pizza mas a dafra mesmo com valor reduzidissimo perto da CG tem testes com motoboys de são paulo vc perde o valor de diferença qdo faz manutenção ou seja a drafa quebra toda hora enquanto a honda segura bem com baixo custo de manutenção e variedade e disponibilidade e valor de peças pra reposição!!! Honda é o que há!!!

Anônimo disse...

Visit http://www.dofollowarticles.com to post articles in the following categories: migraine, farmers, hairstyles, discouts, Polyethylene, in-house, co-dependent and more...

Anônimo disse...

There is a great issue which arises every time you go [B]abercrombie men[/B] shopping for a young boy that is the issue of buying clothes. The clothes of young boys who are at their growing age [U][B]abercrombie and fitch kids[/URL][/U][/B] are very difficult to buy. It is because of the rapid change in the height [B][URL=http://www.abercrombieforyou.uk.com]abercrombie london[/URL][/B] and weight of these boys or the careless usage of clothes. The clothes do not last long and the parents feel [B]abercrombie uk sale[/URL][/B] that their money has totally wasted. They avoid buying many clothes for their young boys, but this is not the solution.

When it comes to clothes that can last long and look good too, one should turn to the [B]abercrombie uk[/URL][/B] Abercrombie bomber jacket collection of the Abercrombie and Fitch fashion retailers. A bomber jacket never ******* loses its style and excellence and if it is an Abercrombie bomber jacket then [U]abercrombie and fitch sale uk[/URL][/U] it will last longer than you think. It is durable and no matter how much carelessly your son uses this jacket, the fine quality of this jacket ******* will be very difficult to fade away. These jackets come in leather and often fur lined. These types of jackets are very common in young boys and look quite presentable.

Now if someone wants to know what [B][URL=http://www.abercrombieforyou.uk.com]abercrombie prices[/URL][/B] may suit a young man then the answer to this question is Abercrombie coat. Abercrombie coat is [B]abercrombie kids[/URL][/B] a stylish and decent option for all young men. As coats always remain in fashion and gives one a sober and decent look it the best choice for any man [B]abercrombie and fitch logo[/B] who reflect these qualities. A winter wardrobe for a man seems incomplete without a coat. A coat [U][URL=http://www.abercrombieforyou.uk.com]abercrombie and finch outlet stores[/URL][/U] should own or reflect some qualities that are very important and in fact necessary.

The first matter is the [U][B]abercromibe and fitch sale[/URL][/U][/B] quality of the material used in manufacturing the coat should be fine and [B][URL=http://www.abercrombieforyou.uk.com]abercrombie jacket[/URL][/B] genuine. Secondly, the coat should provide warmth to the one wearing it as it is the most basic requirement of any coat. It should be comfortable at wearing and carrying. The coat [U][URL=http://www.abercrombieforyou.uk.com]abercrombie fitch male models[/URL][/U] should be durable and must have long life because no one wants to keep buying coats every [B]abercrombie and fitch coupons[/B] other day. All these qualities can easily be found in the Abercrombie coat. The collection of coats by Abercrombie and Fitch possess all these [B]abercrombie buyer[/URL][/B] qualities with the blend of style and decency, to enhance your personality and make you look sober and decent.

Anônimo disse...

During the markup to Quarter Result 2267, the bill proposing online gambling code, opponent Spencer Bachus recurrently referred to an article in the Orlando Picket as heralding the incipient dangers of Internet gaming. Bachus said the legal papers bemoaned the induce Internet cafes posed to children, and argued this meant accepting online casinos means subjecting kids to risk.

Bachus repeated the citation a number of times during the execution of the deliberation nigh the Theatre Financial Services Cabinet, as if he had discovered a strict quiddity of act gaming proponents could not refute nor digest. But the Alabama Republican had either accidentally or deliberately muddied the water with misleading information.

 
NO kidding - Copyright 2015 © Template modificado por Lênin Powered by Blogger ©