# NO kidding: Como dar uma má noticia

Como dar uma má noticia

O gato subiu no telhado e você tem de avisar o dono. Sua bisavó morreu e você tem que dar a noticia a familia, e agora? Como dar essas terriveis noticias? Veja abaixo como dar essas más noticias!













Evite expectativas

Esqueça frases como "precisamos conversar depois". Avisos só criam ansiedade na pessoa afetada pela notícia. O mesmo vale para boatos. Nada de fazer tititi com outros antes de abrir o jogo, ou a história pode vazar.





Escolha o cenário

Encontre sua "vítima" em um lugar tranquilo, privado e livre de interrupções, para que a notícia seja apresentada com calma e de uma só vez. Já viu médico dar diagnóstico sério no corredor do hospital?


Mostre consideração

Mantenha a voz alta e clara durante seu discurso - assim você parecerá mais seguro sobre o que está; dizendo. E olhe sempre nos olhos da pessoa que recebe a notícia. Ela perceberá que você encara o problema com seriedade.



 
Comunique em três atos

Se a tragédia tiver conserto, evite o clima de velório. Abra a conversa com um comentário positivo, jogue a bomba depois e faça um encerramento otimista. Assim, a pessoa perceberá que pode reagir e reverter a situação.


Seja todo ouvidos

Deixe que a pessoa descarregue medos e necessidades, para que ela não se sinta tão oprimida pelo infortúnio. Isso também mostrará se a notícia foi compreendida - nem sempre a ficha cai logo de cara.













Conforte

Pense no que a notícia significa para a pessoa - você saberá como se comportar e ajudar. Se vocês forem próximos, tudo bem se emocionarem juntos. Já chefes e médicos têm de ser objetivos e não devem se envolver.


Fonte: Superinteressante

Comentários
7 Comentários

7 comentários:

Patrícia disse...

Objetividade é o q é preciso sempre!
Um abraço!

FabioZen disse...

Belas dicas,realmete em certos momentos só o bom humor consegue superar as más noticias!

Lucas Cardoso disse...

cara gostei agora ja sei como dar algumas noticias que são um pouco delicadas ...

parabéns pelo blog vou seguir ... abraço

JPFOX disse...

Olha, vou usar muito estas dicas. Sempre quando tenho que dar uma notícia a alguém fico em dúvida de como proceder. Gostei daquele que se tiver remédio a pessoa deve falar coisas positivas, depois jogar as bombas e finalizar com otimismo. Isso é muito importante.
Inté...

Michel disse...

parabens pelo blog

Dddc disse...

Hehe.. gostei
Vou seguir uma dessas dicas aí... as vezes sou super atrapalhada na hora de dar uma má notícia.

Anônimo disse...

faurdentuddeR
Bfbd

 
NO kidding - Copyright 2015 © Template modificado por Lênin Powered by Blogger ©